Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

A LEI NÃO SALVA

Antes de entrar no estudo sobre a Lei, conhecida como a “Lei de Moisés”, é necessário irmos à origem das promessas de Deus a Abraão, o qual prometeu que ele seria pai de muitas nações, não somente da nação hebraica, conforme vemos:

Gênesis 17:5: E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; 

Essa promessa nos mostra que Abraão é o pai segundo a carne da nação dos hebreus, como também é o “pai na fé” de todos os gentios que recebem a Cristo como único e suficiente salvador, porém, a princípio somente os hebreus eram a “nação eleita”, o “povo escolhido” a quem foi entregue a Lei.

Romanos 4:11: E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;

A lei foi dada por Deus por intermédio de Moisés, tendo sido escrita em pedra como diz a escritura:

Êxodo 4:17: Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. 

Êxodo 31:18: E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

A partir daí o provo hebreu começou a obedecer aos mandamentos de Deus registrados na Lei, porém, não podemos nos esquecer que Abraão, mesmo antes da Lei, já havia recebido de Deus a ordem da circuncisão e também já havia entregue o dízimo a Melquisedeque.

Gênesis 17:10: Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.

11: E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.

12: O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.

E, quanto ao dízimo vemos:

Gênesis 14:18: E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

19: E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

20: E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Jacó também prometeu a Deus dar do dízimo de tudo.

Gênesis 28:20: E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;

21: E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;

22: E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Por isso vemos que Deus não poderia deixar de fazer registrar na Lei esses mandamentos, a saber, a circuncisão (Levítico 12:3), e o dízimo (Números 18:24 e Deuteronômio 18:1), porque eram sinais entre Deus e Abraão e sua descendência, e entre Deus e Jacó, posteriormente Israel.

Abraão, viu a glória de Cristo como Rei e Sacerdote, pois diz a Palavra de Deus que Ele é Sumo Sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque.

Salmos 110:4: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 6:20: Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Salmos 145:13: O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.

Vindo a Lei os hebreus deveriam cumpri-la sob pena de serem amaldiçoados pela desobediência (Deuteronômio 27:26), enquanto que aqueles que a cumprissem seriam abençoados (Deuteronômio 28:1), mas, por enquanto apenas o povo hebreu é que mantinha esse contato com Deus, porque os gentios ainda não haviam sido chamados para conhecer a Deus.

Mas, como confessaram os apóstolos, ninguém conseguiu cumprir a Lei (Atos 15:10), apenas nosso Senhor Jesus Cristo o qual deu uma nova Lei, um novo mandamento a todos, sem distinções, o qual foi ensinado pelos apóstolos pelos evangelhos, sendo essa nova Lei o amor a Deus acima de tudo, e ao próximo como Cristo nos amou.

Havendo desentendimento quanto a se o evangelho deveria ou não ser anunciado também aos gentios, foi então feita uma reunião em Jerusalém, na qual os apóstolos, dirigidos pelo Espírito Santo, decidiram unanimemente escrever aos gentios quatro mandamentos.

Atos 15:2: Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

25: Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,

. . .

28: Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:

29: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Somo exortados então a servir a Deus vivendo em amor e santidade, deixando de lado a vida de carnalidade e distante de Deus, o qual não muda e nem tem sombra de variação, por isso que tudo o que Ele considerou pecado desde o início, ainda assim considera, por isso o ensinamento de Cristo e Seu sacrifício, para que pudéssemos ter uma nova vida, porque nós, gentios, nascemos sem conhecimento ou contato com Deus.

A propósito, “exortação” não significa “correção” como alguns pensam, mas, segundo o dicionário da língua portuguesa significa: “conselho, advertência, animar, admoestação, encorajamento, estimular”, portanto, vemos que os irmãos foram animados, estimulados, aconselhados e encorajados pelo Espírito Santo, pelos apóstolos e anciãos a não se deixarem levar por aqueles que desejavam obrigá-los a cumprir a Lei, pois era um fardo que nem os hebreus e nem os próprios apóstolos haviam conseguido cumprir.

A Lei serviu de guia até que viesse o que é verdadeiro e perfeito, e no que é verdadeiro e PERFEITO estamos, isto é, em JESUS CRISTO, este é o verdadeiro DEUS e a vida Eterna, por isso já não é necessário mais qualquer Lei para a salvação, mas sim e unicamente Cristo em nós.

Gálatas 3:24: De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.

Hebreus 7:28: Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

E com isso concordam as Escrituras do Novo Testamento no sangue de Cristo, porque se a Lei, que foi escrita em pedra tinha poder, quanto mais o terá aquela escrita pelo Sangue de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual, na verdade, é a ROCHA INABALÁVEL, a PEDRA ANGULAR, a PEDRA QUE FOI REJEITADA PELOS EDIFICADORES a qual se tornou a principal.

Os edificadores eram os sacerdotes e religiosos hebreus, porém Cristo, diante da recusa deles em aceitarem a Boa Nova, fez com que ela fosse transmitida a todo o mundo, e assim todo aquele que crer e for batizado será salvo.

2 Coríntios 3:3: Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

Mateus 21:42: Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?

Romanos 9:33: Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.

João 1:17: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

João 14:6: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Portanto, vindo JESUS CRISTO cumpriu toda a Lei, e conforme suas próprias palavras nem um til da Lei deixou de ser cumprido, tendo Ele mesmo testemunhado isso na cruz:

Mateus 5:17: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

João 19:30: Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Nada mais restava da Lei para ser cumprido porque o Salvador, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo cumprira tudo, e, sendo assim, o mandamento foi revogado porque era fraco e se tornou inútil para salvar, conforme vemos:

Hebreus 7:18: Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.

Com essa revogação dos mandamentos da Lei pelo cumprimento em Cristo, eles já não servem mais para a salvação:

Gálatas 2:16: Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.

Gálatas 3:10: Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

11. É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;

Gálatas 5:4: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.

Gálatas 5:18: Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Romanos 3:20: porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.

Romanos 3:27: Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

28: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Atos 13:39: E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê.

Os mandamentos agora são outros, os quais foram deixados pelo nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Mateus 22:36. Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

37: Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

38: Este é o grande e primeiro mandamento.

39: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

40: Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Veja que o Senhor Jesus não falou de nenhum outro mandamento, mas que toda a Lei e os profetas dependem destes dois mandamentos, ou seja, vivendo esses dois mandamentos estará cumprindo toda a Lei.

O Senhor Jesus nos ensinou também que ambos os mandamentos têm como base e força o amor verdadeiro, o amor cristão, e nos mostrou que o amor não é aquele que cada um sente individualmente, conforme sua natureza, sua cultura ou suas possibilidades, mas Ele próprio se colocou como exemplo.

João 13:34: Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.

O que é novo é o que não existia, ou foi aperfeiçoado, por isso devemos amar uns aos outros conforme este novo mandamento, ou seja, como Cristo nos amou, e para isso é preciso termos como guia de nossos atos não a Lei, porque a Lei apenas mostra o pecado, mas não o apaga, mas temos como exemplo a vida de Jesus Cristo, que pelo Seu sacrifício nos possibilitou a salvação.

Nunca alcançaremos salvação se procurarmos entrar nela por outro caminho, porque só JESUS CRISTO é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), pois a Lei que foi dada por Moisés mostrava apenas os pecados, mas a graça e a verdade vieram por JESUS CRISTO. (João 1:17).

Devemos praticar as obras do Espírito, as obras que foram preparadas somente para aqueles que têm JESUS em suas vidas, as quais foram feitas para que vivêssemos nelas.

Efésios 2:10: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Colossenses 2:6: Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,

I João 2:6: aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

E as obras do Espírito são conhecidas:

Gálatas 5:22: Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

23: a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

24: E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25: Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Porém, acima de tudo devemos viver em amor, conforme relatado em vários ensinamentos:

1 Coríntios 16:14: Todas as vossas obras sejam feitas em amor.

Colossenses 3:14: E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

I João 4:16: E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

Romanos 13:10: O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.

E o que é o amor? É um dom ou uma escolha de vida? Se o amor fosse um dom só seriam salvas as pessoas a quem Deus desse esse dom, por isso o amor é uma escolha de vida.

1 Coríntios 13:1: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

2: E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3: E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,

5: não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6: não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;

7: tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8: O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

Por escolher obedecer a JESUS CRISTO, pela fé nos tornamos também filhos de Abraão, aquele que por fé ofereceu seu filho a Deus em sacrifício, que entregou os dízimos pela alegria em ver o “Dia do Senhor”, que circuncidou os varões por ordem de Deus, e nós, também pela fé, praticamos as obras do amor com alegria, aleluia, amém.

Romanos 7:4: Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

Λ & Ω