Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

A PÁSCOA E A CEIA

Êxodo 12:1: E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:

2: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.

3: Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.

4: Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.

5: O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.

6: E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

7: E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

8: E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.

9: Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.

10: E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.

11: Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.

12: E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.

13: E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

14: E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Os versículos acima mostram Deus instituindo a Páscoa através de Moisés, quando foi dada a libertação ao povo hebreu que estava escravizado no Egito.

Como vemos, a páscoa foi um estatuto de Deus para com o povo hebreu, o qual foi definitivamente cumprido quando da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (João 1:29), o qual nos deu uma nova ordem instituindo uma nova forma de sermos livres da morte, tendo assim feito para abranger também os gentios, por isso agora a páscoa não é mais carnal, com o sacrifício de um animal, mas com o sacrifício do Filho unigênito de Deus.

1 Coríntios 5:7: Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Hebreus 12:22: Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

23: À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

24: E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

A Palavra nos mostra que fomos comprados pelo preço da vida de Cristo, o qual com Seu sangue nos redimiu para podermos nos apresentar a Ele como vivos entre os mortos.

1 Pedro 1:18: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

19-Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

Efésios 2:13: Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

14: Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

15: Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

16: E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

17: E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

18: Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

19: Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

20: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

21: No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

22: No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

O Senhor Jesus Cristo participou de todas as comemorações da Páscoa durante sua vida, sendo que durante a última Páscoa que participou fez do pão o Seu corpo, e do mosto Seu sangue, porque Ele seria rejeitado pela Sua nação e por isso a salvação seria estendida a todo o mundo, portanto, aquela comemoração não poderia continuar a ser celebrada da forma dada ao povo hebreu, porque o cordeiro agora oferecido era para a remissão dos pecados de todo o mundo, de uma vez por todas, e era aquele preparado por Deus, qual seja, o Senhor Jesus Cristo.

Gênesis 22:8: E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

João 1:29: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

A comemoração pascal ordenada por Deus descrita no capítulo 12 do livro de Êxodo, mandava que cada família tomasse um cordeiro ou cabrito, sem manchas ou defeitos, macho de um ano, e o separasse do dia 10 até o dia 14 daquele primeiro mês do ano, quando então era sacrificado na tarde desse dia, e o todos se alimentariam dele à noite, o dia seguinte.

O dia no calendário hebreu daquela época e no calendário religioso nos dias de hoje, inicia-se e termina com o pôr do sol, por isso a preparação devia ser no dia 14, mas a comemoração somente à noite, ou, no dia seguinte ao da preparação.

Veja a representação daquela comemoração. O cordeiro sem mancha e sem defeito é hoje nosso Senhor Jesus Cristo, e o estar separado significa que ele é santo como nenhum outro. O fato de ser sacrificado à tarde mostra o fim dos tempos, porque a vinda de Cristo deu início aos tempos finais, sendo o Seu sangue (sacrifício) a proteção que todos os que O obedecem recebem contra os poderes das trevas e da morte.

O povo deveria se alimentar do cordeiro à noite, porque é na noite espiritual que o inimigo ataca e impede a todos de trabalhar para Deus (João 9:4), por isso que foi mandado que do dia 14 ao 21 ninguém poderia fazer obra alguma, somente o necessário para a alimentação (Mateus 6:31 a 34) (Isaias 6:8), e isso acontecerá quando as trevas espirituais vierem, as quais, na verdade, já operam na vida de muitos, como nos alertou o apóstolo João, dizendo que o espírito do anticristo operava (1 João 4:3).

Quando nos alimentamos da carne do Cordeiro de Deus, representada pelo pão asmo, e do sangue, representado pelo mosto (João 6:55), devemos estar em condições espirituais de viver com Cristo, como também foi naqueles dias quando o povo deveria estar vestido e pronto para viajar (Gálatas 3:27), e nenhum fermento, o qual representa o pecado e a falsa doutrina, poderia ser encontrado nas casas dos Hebreus, e nada que fosse fermentado poderia servir de alimento, mostrando que devemos estar em santidade e comunhão com Cristo e uns com os outros.

Vemos então que aquele estatuto dado aos hebreus mudou para abranger todo o mundo, e isso ocorreu quando o Senhor JESUS CRISTO se tornou o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”, porque Ele é o sacrifício que nos dá a vida, como vemos em João 6:48 a 59.

João 6:48: Eu sou o pão da vida.

João 6:51: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

João 6: 53: Jesus pois lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

54: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

55: Porque minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

56: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

57: Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

Como aqueles que se alimentavam do cordeiro e colocavam o sangue daquele animal na porta tinham vida, também nós, que participamos do Corpo e do Sangue do Cordeiro de Deus, temos vida em nós mesmos por Jesus Cristo, a vida eterna, de onde vemos claramente a necessidade participar da ceia, porque se alguém não se alimenta de Cristo não tem vida em si mesmo, ainda que o principal alimento seja Sua Palavra.

Alguns ainda tem dúvida quanto a ser usado vinho ou mosto no cumprimento desse mandamento. O mosto nada mais é do que o suco da uva espremida poucas horas antes de ser realizada a ceia, porque foi isto que mandou o Senhor, como vemos nos Evangelhos de Mateus 26:17 ao 30; Marcos14:12 ao 26; Lucas 22:7 ao 23 e João13: 1 a 17.

Por esses registros vemos que o Senhor mandou os discípulos prepararem a páscoa, e no mesmo dia, à tarde participou com eles. Seria impossível produzir o vinho em apenas um dia visto que necessita de fermentação, além disso, havia a ordem de se retirar todo o fermento daquilo que fosse usado como alimento. Em nenhum momento a bíblia nos diz que o Senhor bebeu vinho, mas fala sempre sobre “o fruto da vide”, “o cálice”, etc.

Ora, se o corpo do Senhor, que é representado pelo pão asmo (Mateus 26:26) não pode ter fermento, assim também nem o sangue do Senhor, que é representado pelo mosto (Mateus 26:27 e 28), pode ter fermento, porque mosto é o suco da uva antes da fermentação, e vinho é o suco da uva já fermentado, além do que a bíblia nos mostra que o Senhor tomou a ceia no mesmo dia em que ela foi preparada, e não comprada pronta, e evidentemente não seria possível fazer vinho em poucas horas. Se o pão (corpo) deve ser sem fermento, assim também o mosto (sangue).

Você pode dizer que na carta 1 Coríntios 11:21 está escrito que “outro embriaga-se”, e que isto demonstraria que bebiam vinho, mas em Atos 2:13 também lemos que “outros zombando diziam que estavam cheios de mosto”, de onde se vê que mosto também embriaga. Existe ainda o testemunho mentiroso dos escribas e doutores da lei em Mateus 11:16 a 19, e Lucas 7:31 a 35, que diziam que João Batista tinha demônio, e que o Senhor Jesus era bebedor de vinho e comilão. Você acredita em tais testemunhos? Certamente que não.

Pode ainda existir alguma dúvida quanto à forma de tomar do cálice, porque existem pessoas que acreditam que se deva usar apenas um cálice para todos, porque todos teriam bebido no cálice.

Porém, vemos que todos os presentes naquela ceia beberam do cálice, e não no cálice, portanto, fazemos como o Senhor Jesus fez, porque Ele tomou o cálice e deu graças e os apóstolos beberam dele.

Porém, tudo isso é uma forma de se obedecer a Cristo, mas não terá valor algum se não praticarmos sabendo que, tomando a Ceia, termos Cristo em nós, esperança da glória, por isso a vida do cristão deve ser sempre santa, agradável a Deus.

Que o Senhor Jesus Cristo nos abençoe. Nunca deixe de participar da Ceia, porém daquela ensinada pelo Senhor. Amém.

Λ & Ω