Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

CASAMENTO E DIVÓRCIO

O casamento foi instituído por Deus ainda no Éden (Gênesis 1:27 e Gênesis 2:24), onde vemos que o casamento é a união entre homem e mulher, os quais, sendo dois, se tornam em uma só carne, por isso que o que Deus ajuntou o homem não tem poder para separar.

Gênesis 2:24: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Esse mandamento de Deus jamais foi modificado, e até mesmo um juiz quando julga pela lei humana, não diz que o casal não é mais uma só carne, de onde vemos que o casamento não existe por um documento feito segundo a lei dos homens, ou pela apresentação do casal perante a Igreja, mas porque Deus assim ordenou, e ele acontece quando um homem e uma mulher se unem para formar uma nova família.

Mateus 19:5: E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

6: Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Marcos 10:8: E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.

9. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

Porém, muitos ensinam que Deus aceita o divórcio em casos de prostituição, fornicação ou adultério, e que nestes casos o cônjuge inocente estaria livre para se casar novamente, e pretendem fundamentar esse ensinamento nas palavras do Senhor Jesus Cristo, porém, o Senhor Jesus não disse isso, mas o ensinamento foi outro.

Mateus 5:31: Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 

32. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

Mateus 19:9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Vemos pelos versículos acima, citados pelas igrejas para justificar o divórcio, que quem praticou o adultério continua adultero até que o pecado seja perdoado, e quem casar com quem adulterou também adultera.

O Senhor Jesus Cristo ensinou que o cônjuge traído pode divorciar, porém, não pode se casar novamente, porque se vier a casar também adultera, porque ambos continuam sendo uma só carne perante Deus, por isso que quem adultera será adultero até que se reconcilie pelo perdão, e por isso também que quem se casar com quem adulterou também adultera.

Esses versículos são usados pelas igrejas para justificar um novo casamento quando ocorre adultério, prostituição ou fornicação, e elas ensinam que quem praticou o adultério continua adultero, e quem casar com quem adulterou também adultera, mas quem não adulterou estaria livre para se casar novamente e formar outra família.

As Escrituras, porém, ensinam diferente.

1 Coríntios 7:10: Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

11:  Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

As Escrituras mencionam apenas a mulher adultera, mas também se aplica para o homem adultero porque ambos são uma só carne.

Ora, se quem não adulterou pudesse casar novamente porque o casamento já não existe, então o pecado de adultério não permaneceria porque, assim como quem não adulterou estaria livre para casar de novo, também quem adulterou estaria livre do casamento e poderia casar novamente, porque assim os dois não seriam mais uma só carne, uma vez que o cônjuge inocente seria uma só carne com seu novo cônjuge, e o cônjuge adúltero não estaria mais ligado a quem traiu. Segue-se que por essa doutrina o casamento torna o casal uma só carne somente enquanto os cônjuges forem fiéis um ao outro, e não por toda a vida.

Romanos 7:2: Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

3: De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

1 Coríntios 7:39: A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.


Além disso, o cônjuge adúltero deixaria de ser adúltero mesmo sem pedir perdão àquela pessoa que ele traiu, fazendo nula a Palavra de Deus no sentido de que aqueles que pecarem devem se arrepender, se humilharem e se reconciliarem com aqueles que foram por eles ofendidos.

O casamento existe não somente enquanto os cônjuges forem fiéis, ou sentirem atração carnal, mas durante toda a vida deles.

Nunca, em momento algum o Senhor Jesus Cristo autorizou ou permitiu o divórcio, ao contrário, sempre ensinou que Deus ordenou que o casamento faz do homem e da mulher uma só carne, portanto, o casamento somente deixa de existir quando a carne deixar de existir, ou seja, quando um dos cônjuges falecer, como vimos acima. Eis o conselho de Deus:

1 Coríntios 6:18: Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.

Vemos que o pecado de adultério é contra o próprio corpo, porque são dois uma só carne, e a pessoa traída é parte daquele que praticou a traição, por isso que quem adultera ou prostitui peca contra si mesmo, porque peca contra seu cônjuge que é uma só carne com quem pecou.

No ensinamento registrado em Mateus 5:31 e 32 e Mateus 19:9, vemos o Senhor Jesus dizendo que os casados não podem se divorciar, porque se ocorrer o divórcio quem o pediu expõe seu cônjuge ao pecado do adultério, e acontecendo esse pecado, quem pediu o divórcio se torna culpado do pecado de seu cônjuge, a não ser que o divórcio seja pedido por motivo de adultério, porque então o cônjuge já praticou o pecado, mas isso não autoriza um novo casamento porque seu cônjuge ainda vive.

Portanto, em caso de divórcio, o cônjuge que o pediu somente não expõe o outro ao pecado se o divórcio se der por causa do adultério, ou da prostituição, porque desse modo o próprio cônjuge já adulterou, e o outro não terá culpa alguma se vier a se divorciar, porque não estará expondo seu cônjuge a um pecado que já foi por ele cometido. No entanto, não pode o cônjuge traído formar outra família vindo a casar-se novamente.

1 Coríntios 7:11: Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Romanos 7:2: Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

3: De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

Marcos 10:11: E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.

12: E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.

1 Coríntios 6:16: Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

Quem se ajunta com outra pessoa sendo já casado se faz uma só carne com ela, e até em relação às prostitutas é aplicada essa lei, por isso vemos que o casamento é a comunhão de vida, a formação de uma nova família que deve ser abençoada pela igreja e o matrimônio venerado entre todos (Hebreus 13:4), não se consumando perante um cartório ou Igreja, mas perante Deus em cumprimento de Sua Palavra.

Pelo ensinamento de 1 Coríntios 6:16 vemos que se um homem mantém relacionamento com a meretriz faz-se um só corpo com ela, porém, essa união não foi feita em cartório e nem na Igreja, mas mesmo assim Deus os considera uma só carne, de onde vemos que o casamento é a união do homem e a mulher pelo relacionamento sexual, e quando esse relacionamento se dá entre servos de Deus tem a finalidade de formar uma nova família, para cumprir o mandamento de gerar filhos (Gênesis 1:28).

As Escritura nos dão ainda vários conselhos a respeito do casamento, estando alguns registrados na carta aos Coríntios.

1 Coríntios 7:27: Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.

28: Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

29: Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;

1 Coríntios 7:32: E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;

33: Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.

34: Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

35: E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.

Temos ainda os conselhos em Efésios 5.

Efésios 5:22: Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

23: Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

24: De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

25: Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

26: Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27: Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

28: Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

29: Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30: Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

31: Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

32: Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

33: Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Vemos por esse ensinamento que a união do homem e a mulher é um simbolismo do casamento entre Cristo e a Igreja, o que para nós continua ainda um mistério.

O casamento faz com que o homem e a mulher se tornem uma só carne, e por isso aprendemos que nós, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, nos tornamos uma só carne com Ele, por isso que Deus nos ensina a ter zelo edificando nossa casa espiritual, e louvar o leito sem mácula.

Hebreus 13:4: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

Apocalipse 19:7: Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

Provérbios 14:1: Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos.

Vemos pelas Escrituras que o casamento é a união carnal entre o homem e a mulher com a finalidade de formar uma família, e não simplesmente pelo prazer carnal. O casamento representa a união da Igreja (noiva) com Cristo (noivo), e essa união é santa, assim deve ser também a união entre o homem e a mulher quando se unem pelo casamento.

Por isso é bastante útil o conselho de Deus:

II Coríntios 6:14: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo e se batiza segundo as Escrituras (em nome de Jesus Cristo), então essa pessoa nasceu de novo e todos os seus pecados foram perdoados, de forma que se ela vem para Cristo estando divorciada ou vivendo em fornicação, ela deve ser ensinada que do dia que recebe Jesus Cristo como seu Salvador, em diante, ela é uma nova criatura, e já não tem mais pecado.

Isso ocorre porque Deus não considera a vida passada de Seus filhos, e apaga seus pecados pela lavagem no sangue, tornando a todos embranquecidos e sem pecados no mundo.

Apocalipse 1:5: E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

1 Pedro 1:17: E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

18: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

19: Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

Por tudo isso é que devemos deixar as doutrinas várias e estranhas que querem nos afastar do Caminho do Senhor, porque as Lei de Cristo não são pesadas, pois nos levam à salvação.

Mateus 11:29: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

A pessoa que aceita Jesus Cristo como Salvador de sua alma começa uma nova vida, nasceu de novo e deve viver em santificação e honra, e Deus não toma em conta os tempos em que essa pessoa desconhecia Sua Palavra, devendo agora viver em santidade.

Atos 17:30: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

Portanto, o homem e a mulher que pretendem se casar já conhecendo o Senhor, tendo já nascido de novo e estando a seguir os passos do Senhor Jesus Cristo, devem orar e esperar em Deus para que seja preparada uma pessoa idônea, que tenha bom testemunho, fiel a Deus para que, se casando, não venham a se unir a um jugo desigual com os infiéis.

Quando a pessoa casa não pode fazer isso pensando que se for traída se casará novamente, mas deve ser ensinada que o casamento é para toda a vida, e tendo esse conhecimento ao casar saberá que deve permanecer sozinha caso venha a se divorciar. O mundo não pensa e não ensina assim, mas esse é o ensinamento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a todas as Igrejas, e nós escolhemos obedecê-Lo, glória a Deus.

Quando a pessoa vem para o Senhor tendo passado pelo divórcio, tendo mantido outras uniões, tudo será esquecido e ela será recebida da forma como veio para Cristo, pois todos os seus pecados foram lavados e ela nasceu de novo para uma nova vida, por isso, se essa pessoa vem unida com alguma outra deve saber que essa união é por toda a vida, mesmo que não tenha sido feita em cartório ou na igreja.

1 Coríntios 6:10: Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

O casamento é a representação da união indissolúvel de Cristo com a Igreja, portanto, o divórcio e recasamento destrói irremediavelmente esta representação santa e bendita registrada em Efésios 5:25 ao 33.

O pastor é o exemplo da igreja (1 Timóteo 3:1 ao 7) (1 Timóteo 4:12) (Tito 2:7 e 8), e ele não pode separar de sua mulher, portanto, todo o rebanho também deve seguir este mesmo caminho, o exemplo.

Quando acontecer um pecado, qualquer pecado, devemos confessá-lo a Deus e Ele nos perdoará (1 João 1:9) (Mateus 12:31). Quanto ao relacionamento entre o casal, deve ser cumprido Mateus 18:21 e 22.

Se a pessoa adúltera não pedir perdão ao cônjuge traído continua em adultério. (Hebreus 13:4).

Deus não toma em conta os tempos da ignorância (Atos 17:30). (Quando era menino agia como menino, mas vamos crescendo).

Apolo aprendeu mais pontualmente o Caminho de Deus. (Atos 18:26), e nós também devemos crescer na fé, e não ficar estagnados em doutrinas sem fundamento bíblico.

Hebreus.13:4: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.

Tiago. 4:4: Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

João 8:10: E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

11: E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.

1 Coríntios 7:10: Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.

11: Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Em Romanos 7:2 e 3 note que a condição da sujeição da mulher para o marido é “enquanto ele estiver vivendo” e não “enquanto ele for fiel” ou “até quando eles se divorciarem” como querem os defensores do divórcio por causa de infidelidade.

Infidelidade não quebra a união do casamento.

Abandono não quebra a união do casamento.

Divórcio não quebra a união do casamento.

Ninguém tem poder para desfazer o que Deus faz, pois Ele disse que “serão ambos uma só carne.”

Este é o ensinamento sobre o casamento que nos foi dado pelo nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Λ & Ω