Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

JESUS CRISTO – A LUZ DO MUNDO

Este estudo visa ajudar o cristão a conhecer melhor a Cristo, sem a pretensão de ser o único a objetivar tal contato com Deus, porque devemos procurar compreender a Verdade para podermos vivê-la, e ela está registrada nas Escrituras Sagradas, a qual é nossa fonte de amor, fé e conhecimento vindo do Espírito Santo. Não há outra forma.

Gênesis 1:3 a 5: (3) E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (4) E viu Deus que era boa a luz; e fez separação entre a luz e as trevas. (5) E Deus chamou à luz dia; e às trevas chamou noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Gênesis 1:16 a 19: (16) E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. (17) E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, (18) E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; E viu Deus que era bom. (19) E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Por estes versículos vemos que o sol, a lua e as estrelas foram criadas no quarto dia, por isso perguntamos: o que foi que Deus criou no primeiro dia e chamou LUZ, e fez divisão com o que chamou TREVAS? Sabendo que o sol, a lua e as estrelas foram criadas no quarto dia, aquela luz criada no primeiro dia não era a do sol, da lua e ou das estrelas, e estes governam e iluminam o dia e a noite, e fazem separação entre luz e trevas materiais.

A primeira criação de Deus – A LUZ – foi a daquele que viria a ser Seu Filho – CRISTO – como vemos em várias partes da Bíblia.

Colossenses 1:12 a 19:

12: dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,

13: O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

14: Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

15: O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

16: Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

17: E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele;

18: E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,

19: Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.

Que grande e maravilhosa revelação que Deus nos deu.

Na carta aos Hebreus também está revelado que Jesus, chamado Cristo, foi a primeira criação de Deus:

Hebreus 1:1: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

2: A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Quando entendemos que a primeira criação de Deus foi a LUZ, vemos perfeitamente que esta Luz é Jesus Cristo ainda em corpo espiritual, mas com a promessa de vir ao mundo e se tornar Filho de Deus.

Mateus 4:14 a 17:

14: Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaias que diz:

15: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações;

16: O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou.

17:- Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

E ainda:

JOÃO 1:4: Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

5: E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

João 1:9: Ali estava a LUZ VERDADEIRA, que ilumina a todo homem que vem ao mundo.

10: ESTAVA NO MUNDO, E O MUNDO FOI FEITO POR ELE, e o mundo não o conheceu.

João 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que creem no seu nome.

João 1:15: João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim, é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

Veja ainda outros versículos que também nos ensinam a salvação em Cristo Jesus, a Luz que ilumina todos os homens.

João 3:16 a 21:

16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17: Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18: Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus.

19: E A CONDENAÇÃO É ESTA: QUE A LUZ VEIO AO MUNDO, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

20: Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

21: Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

A maravilhosa revelação de Deus mostra que a Sua primeira criação foi a LUZ, e que esta LUZ veio ao mundo por uma mulher tornando-se o FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, recebendo o mais importante e poderoso nome sobre a terra, porque ao nome de JESUS se dobrará todo o joelho no céu, na terra e debaixo da terra (Filipenses 2:10) (2 Coríntios 5:19).

É importante salientar que Cristo se tornou Filho de Deus quando nasceu de Maria, Sua mãe terrena, porque não existe filho sem nascimento, por isso que entendemos que quando Deus criou a Luz, a fez espiritual e não física, porque já estava preparada sua vinda ao mundo. (João 11:27; Mateus 11:14; João 18:4).

Entendemos agora o significado da Palavra em Gênesis 1:26, onde está escrito: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; …” e também aquela em Gênesis 3:22, onde se lê: “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal, …”; ou ainda: Gênesis 11:7 – “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro”. Lendo desatentamente somos levados a concluir que existiam outros junto com Deus naqueles dias mencionados nos versículos acima.

Porém, existe neles uma grande revelação: Quando Deus fez o mundo realmente não estava sozinho porque criou tudo por intermédio da LUZ, Sua primeira criação, porque tudo foi feito pelo VERBO DE DEUS, ou seja, a Palavra de Deus, e Cristo é a Palavra de Deus – Apocalipse 19:13: “E estava vestido de veste tingida de sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.

Vemos a LUZ presente quando da decisão de expulsar o homem do paraíso devido ao pecado da desobediência, e em muitas outras ocasiões, como demonstrado nas Escrituras Sagradas, porque tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada se fez: João 1:3.

A vinda da LUZ ao mundo já havia sido profetizada, esperada e finalmente aconteceu com o nascimento de Cristo Jesus.

Gênesis 3:15: E porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher (que representa a igreja), entre a tua semente (anticristo) e a sua semente (Cristo); esta (Cristo) te ferirá a cabeça, e tu (a serpente) lhe ferirás o calcanhar. (Cristo foi ferido por nossos pecados, venceu a morte, e com assopro de Sua boca destruirá satanás – 2 Tessalonicenses 2:8).

Êxodo 23:20 – Eis que eu envio um anjo (Cristo) diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.

21: Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. (o nome do Pai – Jesus – Efésios 3:14 e 15).

A vinda deste anjo profetizado por Moisés para o povo hebreu certamente era Cristo, tendo a profecia se cumprido integralmente conforme bem sabemos, restando agora que cumpramos os seus dois mandamentos, para que então possamos viver com Ele eternamente. Veja ainda outros versículos que confirmam a vinda de Cristo ao mundo:

Deuteronômio 18:15: O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;

Isaias 9:2: O povo que andava em trevas viu uma grande Luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a Luz.

Isaias 9:6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Hebreus 10:5: Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;

Veja que a LUZ, primeira criação de Deus, é espiritual e não material, pois a luz material veio no quarto dia da criação e foi o sol, a lua e as estrelas (Gênesis 1:14 a 19).

Aquela LUZ espiritual foi separada das trevas espirituais, sendo então entendido que a LUZ é a salvação dos homens e as trevas a perdição, o maligno. Portanto, o diabo, nosso adversário, foi criado mesmo como ele é – trevas. (Isaias 45:7; Isaias 54:16; Isaias 65:18).

O próprio Senhor Jesus Cristo nos diz e revela que Ele é que é a LUZ, e quem andar nele jamais ficará em trevas, ou seja, terá salvação e nunca andará em trevas. Confira.

João 8:12: Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: EU SOU A LUZ DO MUNDO; quem me segue não andará em trevas, mas terá a LUZ DA VIDA.

João 9:5: Enquanto estou no mundo, SOU A LUZ DO MUNDO.

Em muitas outras passagens das Sagradas Escrituras vemos a revelação de que JESUS CRISTO É A LUZ DO MUNDO, e foi a primeira criação de DEUS. Tudo subsiste por Ele e para Ele, e em tudo Ele tem a preeminência, de modo que é o primeiro a ressurgir dentre os mortos.

É importante ressaltar que a Bíblia nos mostra a ocorrência de várias ressurreições, porém, todos os que ressuscitaram voltaram a morrer, sendo JESUS CRISTO o primeiro a ressuscitar dentre os mortos e nunca mais morrer (Atos 26:23 – Apocalipse 1:5), mas VIVE ETERNAMENTE – VENCEU A MORTE. ALELUIA.

O Senhor Jesus Cristo disse que Abraão se alegrou por ver o DIA DE CRISTO, e quando o viu se alegrou, e agora podemos entender esta palavra, pois Abraão viu a Cristo quando lhe apareceu em forma de sacerdote eterno, porque Ele já existia mesmo antes de Abraão: “Antes de Abraão existir, EU SOU”. Confira.

João 8:56: Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.

8:57: Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?

8:58: Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.

Enfim, temos a prova definitiva de que Cristo foi criado antes de todas as coisas, e que veio ao mundo que foi criado por Ele para nos salvar tornando-se homem para isto, e depois voltou ao Pai. Vejamos:

João 17:5: AGORA GLORIFICA-ME TU, Ó PAI, JUNTO DE TI MESMO, COM AQUELA GLÓRIA QUE TINHA CONTIGO ANTES QUE O MUNDO EXISTISSE.

Há um só Deus, e este único Deus criou a Luz pela qual fez todas as coisas, e depois, vindo a Luz ao mundo em forma humana se tornou o Cristo, que significa “ungido”, e Deus habitou naquele que é Seu Filho pondo nele Seu nome e se revelando aos homens. Cristo é a explícita imagem de Deus (Colossenses 1:15 – II Coríntios 4:4 – Hebreus 1:1 a 3).

Cristo, que foi nascido de mulher, é um homem que precisou também receber o Espírito Santo (João 1:32), assim como nós. Ele não é Deus ou Deus-Filho, mas é Filho unigênito de Deus, por isso recebeu o nome de Seu Pai que é JESUS, o nome acima de todos os nomes (Filipenses 2:9 e 10). Honra, glória e louvor sejam a nosso Deus, e a Seu Filho amado Jesus Cristo (Marcos 14:61 e 62).

Não existe contradição alguma na Palavra de Deus, a qual confirma com veemência a filiação de Cristo como vemos em:

1 João 5:20: E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Este versículo tem causado confusão na mente de alguns irmãos, impedindo-os de compreender que Cristo é Filho de Deus, e que Deus estava em Cristo, assim como está em todos os que receberam Seu Espírito Santo, e esses irmãos pensam que por ter João escrito que “este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”, estaria sendo revelado que Cristo é Deus, mas o próprio Cristo mostra o contrário e revela a verdade. Vejamos:

João 20:17: Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

João 5:30: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

João 14:10: Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Apocalipse 3:12: A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

João 8:54: Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.

2 Coríntios 5:19: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

João 17:5: E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
6: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

7: Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
8: Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
9: Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

10: E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

11: E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós”.

Cristo jamais pretendeu ser igual ao Pai, e mesmo sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, obedecendo em tudo aquele que O enviara para a salvação de toda a humanidade, e glorificou o nome de Seu Pai, porque viera de Deus (João 8:42), mas não era Deus, e sim Filho unigênito de Deus.

Filipenses 2:6: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

7: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8: E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

9: Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

10: Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11: E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.


O Senhor Jesus Cristo nos disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e que ninguém chega ao Pai senão por Ele, o que deixa bem evidente que Ele não é o Pai, e disso não deixou dúvidas a esse respeito quando, depois de ressuscitado, disse:

João 14:6: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Alguns ainda contendem mencionando que esse versículo estaria confirmando que Cristo é o Pai, porque diz que “ninguém VEM…”, porém, eles se esquecem que DEUS ESTAVA EM CRISTO RECONCILIANDO O MUNDO CONSIGO MESMO, portanto, quem vai a Cristo vai ao Pai, e quem vê a Cristo vê a imagem do Pai. Veja ainda:

João 6:44: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Cristo servia a Deus, o qual é Seu Pai, e também nosso Pai porque pelo batismo nos tornamos filhos adotivos de Deus, e é evidente que Deus serve a outro Deus, ou rogar a outro Deus. Existe um só Deus.

Tomé disse isso claramente quando reconheceu em Cristo o seu Senhor e também o seu Deus, porque o Espírito Santo, ou seja, Deus tomou a Cristo como Sua imagem e fez nele morada, e assim tem uma imagem entre os homens, porque Deus é Espírito (João 4:24), é Santo (1 Pedro 1:16) e ninguém jamais viu a Deus (1 João 4:12), mas Ele habitou e se revelou em Seu Filho tendo agora uma imagem (Colossenses 1:15):

JOÃO 20:28:E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, E Deus meu!

Tomé viu um homem, pois Cristo lhe disse para tocar nele e ver que não era um espírito, mas que tinha ossos e carne (Lucas 24:39), no entanto Tomé reconheceu nesse homem a imagem do Deus Eterno, Imortal, Invisível e revelado na pessoa de Cristo (João 12:45).

O próprio Senhor Jesus Cristo afirma que é um homem e obedece a Deus, Seu Pai: “JOÃO 8:40: Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.”

Sendo homem, Ele nos comprou pagando o preço com Seu próprio sangue na cruz: “1 Coríntios 6:20: Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

1 Pedro 1:18: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais;

19: Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

20: O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;”


Por isso somos dele, e Ele é nosso Senhor (Efésios 3:11), e nele habita corporalmente toda plenitude de Deus, sendo Ele a explícita imagem de Deus, por isso que compreendemos que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. Vejamos:

Colossenses 1:20: E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

2 Coríntios 5:18: E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

19: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Sabemos assim que Cristo é o único que pode nos reconciliar com Deus, e isto está bem claro em “1 Timóteo 2:5: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

Temos um único Deus, a quem devemos total, incondicional, completa e perfeita adoração, assim como Ele é, e para isso vivemos, para adorar e servir ao nosso Deus, o qual foi revelado na pessoa de Seu Filho unigênito – JESUS CRISTO, nosso único Senhor, o qual nos comprou pagando um alto preço que foi o derramamento de Seu próprio sangue, por isso devemos servi-Lo de todo coração, amor e fidelidade. Amém.

Λ & Ω