Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

MULHER NÃO PODE SER PASTORA

O Senhor Jesus Cristo mandou que fosse anunciado o evangelho a toda a criatura, em todos os lugares. Na verdade, Ele falou mesmo para todos, homens e mulheres, porém, anunciar o evangelho é evangelizar e não pastorear, cuidar e ensinar, porque evangelizar não indica que a pessoa tenha recebido o ministério de pastorear, de profetizar, de curar enfermos ou os demais dons que Deus derramou e derrama sobre a humanidade.

A Palavra nos diz que Jesus Cristo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para pastores e doutores (Efésios 4:11), ou seja, cada um tem de Deus seu dom, mas não são todos que tem todos os dons, por isso aquela ordenança de pregar o evangelho é para que todos anunciem a salvação, a qual é dada através do sacrifício de Cristo, e isso todos podem fazer, sejam os homens, sejam as mulheres.

No entanto, pastorear, que é ensinar e dirigir o rebanho que se formou pelo anuncio da Palavra de Deus, pelo anuncio do evangelho, não compete a qualquer um, apenas para quem Deus levantou para isso, e Deus jamais levantou mulheres para serem sacerdotisas, nem mesmo na antiga aliança, mas deu este trabalho exclusivamente para os homens.

Os homens não escolheram isso, mas foi o próprio Deus quem assim determinou. Veja no novo Testamento no sangue de Cristo que não consta nenhuma mulher sendo escolhida por Deus para ser apóstola, pastora ou ensinadora da Palavra de Deus, nem mesmo a mãe de Cristo foi cogitada pelos apóstolos para entrar no lugar de Judas Iscariotes, quando eles se reuniram para escolher quem substituiria aquele que traiu a Cristo.

Não existe nenhuma menção no novo Testamento de que mulheres expulsassem demônios, e até mesmo a oração pelos enfermos é prioridade dos presbíteros (Tiago 5:14), e veja também que o apóstolo Paulo, que estava em Mileto, mandou irmãos a Éfeso a chamar os anciãos da Igreja (não as anciãs). (Atos 20:17).

Também não se vê mulheres sendo perseguidas por estarem ensinando a Palavra de Deus, como os apóstolos e outros irmãos foram perseguidos e mortos por fazerem esta maravilhosa obra. Nem se vê mulheres se apresentando perante reis para testemunho ou presas por isso.

Ao contrário, vemos que a Palavra nos ensina que os presbíteros, ou seja, pastores e não pastoras, devem ensinar a Palavra de Deus e apascentar o rebanho de Deus, mas a mulher está proibida de ensinar (1 Timóteo 2:12 – 1 Coríntios 14:34).

Desde o Éden vemos que a mulher ficou submissa ao homem, conforme está registrado na Palavra de Deus (Gênesis 3:16), o que foi confirmado pelo ensinamento de que Deus é o cabeça de Cristo, Cristo o cabeça do homem e o homem o cabeça da mulher (1 Coríntios 11:3) – (Efésio 5:23).

A Palavra de Deus mostra que é vergonhoso que Seu povo seja guiado por mulheres (Isaias 3:12).

Quando os apóstolos se reuniram em Jerusalém para solucionar a questão trazida por Paulo, quanto a estarem os gentios também recebendo o Espírito Santo, estabeleceram quatro mandamentos pela direção do Espírito Santo e concordância de todos, como vemos em “Atos 15:28 e 29: Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.”

Perceba que essa era a ocasião para que Deus permitisse que a mulher pudesse pastorear, principalmente aquelas que conviveram com Cristo, inclusive Sua própria mãe, Maria, bendita entre todas as mulheres, porém Deus não ordenou isso em qualquer lugar de Sua Palavra.

Também era a ocasião propícia para que fosse mandado que os gentios guardassem o sábado, mandamento que fora dado aos Judeus, e também poderia Deus ter determinado que os gentios devolvessem os dízimos ou que fossem circuncidados, mas, nada disso foi mandado, portanto, não restam dúvidas de que nós, gentios e judeus, desde então vivemos na graça e por ela somos salvos, por meio da fé e não por obras, para que ninguém se glorie.

A mulher deve estar sujeita ao marido, conforme vemos:

Efésios 5:24: De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 

Colossenses 3:18: Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

1 Pedro 3:5: Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

A mulher que é obediente à Palavra de Deus está sujeita ao marido, e ela não ensina e nem usa de autoridade sobre ele, e se ela está proibida por Deus de ensinar seu próprio marido, como ensinaria o marido de outra mulher?

1 Timóteo 2:12: Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

No entanto, ainda que a mulher seja submissa ao homem, a Palavra ensina que é ela quem edifica a casa.

Provérbios 14:1: Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Essa “edificação” da casa significa que a mulher é responsável por fazer com que a vida espiritual, sua e de sua família, esteja solidamente firmada na palavra de Deus, a qual é justiça e paz.

Provérbios 24:3: Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

1 Coríntios 8:1: Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.

Portanto, a mulher deve ter conhecimento da Palavra de Deus, e para isso ela deve não só examinar particularmente as Escrituras, mas principalmente comentar e dialogar com seu esposo para que, tendo ciência do que agrada a Deus, possa ter condições de ser a ajudadora levantada por Deus para edificar sua casa.

E, se alguém se levanta contra a mulher sábia, escolhida por Deus para glorificar o Seu santo nome, aquela que dá testemunho fiel e verdadeiro do amor de Deus, que ensina seus filhos o caminho da vida, esse sofrerá nas mãos de Deus.

Gênesis 12:17: Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

Embora submissa ao homem, a mulher tem o dever de ensinar seus filhos, e também as mulheres mais novas, a obedecerem a Deus.

Tito 2:3: As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

4: Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

5: A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

Cada um deve estar onde Deus colocou, fazendo a obra que Deus deu a cada um individualmente, sabendo que Ele nunca irá contrariar Sua própria Palavra.

Deus ilumine a todos e dê entendimento de Sua santa e bendita Palavra, amém. Deus abençoe a todos em nome de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Λ & Ω