Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

O BATISMO

Iniciamos explicando que a palavra batismo tem origem na língua grega e significa “imergir”, de modo que quando uma pessoa foi batizada isto está dizendo que ela foi “imersa” nas águas do novo nascimento.

O batismo (imersão) é uma representação da morte, sepultamento e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 6:4), conforme Ele ensinou a Nicodemos quando mostrou que era necessário nascer de novo, não mais da carne e do sangue, mas da água e do espírito, e para que isto possa acontecer é necessário que a pessoa “sepulte” seu “velho homem” pelo batismo (Romanos 6: 6 a 9), e deixe da vida carnal que vivia, passando a viver uma vida espiritual, obedecendo aos mandamentos do Senhor Jesus Cristo que são apenas dois:

Marcos 12:29: E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

30 – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

31 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Recebendo o batismo nas águas a pessoa receberá também o batismo do Espírito Santo, batismo esse que pode ocorrer até mesmo antes do batismo nas águas (Atos 10:44 a 48), sendo ele o selo, a garantia de nossa salvação eterna como nos ensina a Palavra de Deus, pois aquele que crer e for batizado será salvo (Marcos 16:16).

Por isso que o batismo não é só muito importante, como também necessário, porque ninguém se torna filho sem nascer, e para sermos filhos adotivos de Deus temos que nascer de novo, não mais da carne e do sangue, mas da água e do Espírito, por isso que quem realmente crê e aceita a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador deve ser batizado, porque o batismo é a única forma de se tornar filho de Deus e entrar para a família de Deus, porque de outro modo é impossível ser filho de Deus, e não existem fórmulas de batismos, mas somente aquela que foi cumprida e nos foi ensinada pelos apóstolos.

No antigo testamento (Antiga Aliança), a salvação era dirigida somente ao povo hebreu, sendo que os gentios (o restante do mundo), não tinha conhecimento de Deus ou da salvação por Ele preparada para aqueles que O serviam. Aquela Antiga Aliança, a qual era a Lei e os Profetas, instruía o povo a sacrificar e derramar sangue de animais e aves para seus pecados serem encobertos.

A Palavra mesmo menciona que “não há remissão de pecados sem derramamento de sangue” (Hebreus 9:22), porém, vindo JESUS evangelizou-nos a paz, e pelo Seu sacrifício de sangue somos salvos, todos nós que O aceitamos, pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (João 1:29). Ele pagou com Seu sangue pelos pecados de todos os que O aceitam como salvador (Efésios 2:13 – Hebreus 9:13 e 14 – Colossenses 1:14).

O antigo testamento (Antiga Aliança – Antigo Concerto) deixou de ter valor para salvação: “eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17). O novo concerto (novo Testamento no sangue de Cristo), tornou velha (sem valor para a salvação) a antiga aliança (Hebreus 8:13), e, por ter sido Cristo rejeitado pelo seu povo (Marcos 8:31), a salvação foi concedida a todos os que aceitam Seu sacrifício, por isso não temos necessidade de ficar fazendo sacrifícios para sermos salvos, mas apenas aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, recebendo sobre nós o Seu nome no batismo.

Atos 22:16: E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

Evidentemente que todos aqueles que aceitam a Jesus Cristo como seu salvador devem obedecer a Seus mandamentos, seus ensinamentos e doutrina, pois para nós, gentios, nunca existiu Lei, sendo agora salvos por Jesus Cristo sem as obras da Lei.

Romanos 3:28: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

João 1:17: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

Gálatas 2:16: Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Gálatas 2:21: Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

Gálatas 5:4: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Romanos 8:2: Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Romanos 10:4: Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Vemos hoje no mundo várias formas de batismo, mas uma só é aquela ensinada pelo Senhor Jesus e praticada pelos apóstolos.

Atos 2:38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;”

Isto nos ensina que para obedecermos ao mandamento do Senhor Jesus registrado em Mateus 28:19: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;” devemos batizar usandoo nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e não somente repetir tais palavras que não são nomes, mas ordenam que seja feito o batismo invocando o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Recordemos de que a Igreja está alicerçada no ensinamento (doutrina) dos apóstolos (Efésios 2:20), os quais aprenderam do Senhor Jesus Cristo, o qual os ordenou anunciar dos telhados o que Ele lhes dizia aos ouvidos (Mateus 10:27).

Veja o que o Senhor Jesus disse aos apóstolos e discípulos:

João 17:6: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus e tu mos deste, e guardaram a tua palavra;

João 17:26: Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja;

Ora, poderíamos perguntar: Quando o Senhor Jesus manifestou ou nos fez conhecer o nome do Pai? Esta foi também a pergunta de Filipe.

João 14:8: Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

9 – Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai, e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Por isso sabemos que o NOME do Pai e do Filho é um só, ou seja, JESUS, porque este foi o nome revelado pelo Senhor Jesus aos homens.

Quando Cristo diz que manifestou o nome do Pai, é evidente que o nome pelo qual Ele é chamado é o nome do Pai, e com isso fez o nome do Pai ser glorificado pelas obras que praticou, restando agora apenas conhecermos o nome do Espírito Santo, que também, por consequência, é JESUS, e que foi da mesma forma ensinado por Ele próprio.

João 14:26:Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

Temos agora a grande verdade:  J E S U S é o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, portanto o cumprimento, a obediência daquela ordenança contida em Mateus 28:19 é INVOCAR o nome de Deus que foi revelado aos homens pelo Senhor Jesus Cristo, e assim se cumprirá a salvação em todos os que obedecerem a promessa de Cristo.

Romanos 10:13:Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Efésios 3:14: Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

15 – Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.

O nome JESUS é nome de família, porque é o nome do PAI, é o nome da família de Deus, e somente recebe herança aquele que for filho de Deus, quem tiver o nome registrado no novo nascimento, e assim somos coerdeiros com Cristo, que é o unigênito de Deus,(Rom. 8:17; Gal. 4:4 a 7; e Ef. 3:6), e nós, Seus filhos adotivos (Efésios 1:5; Efésios 3:14 e 15).

Desta forma e porque o batismo representa a morte e ressurreição de Cristo, (Romanos 6:3 a 7), formemos um só corpo com Ele invocando o Seu nome no batismo, cumprindo Sua ordem e alcançando a salvação eterna (Romanos 12:5). Amém.

O batismo, então, é salvação. Veja novamente o que o Senhor Jesus falou a Nicodemos e está relatado em João 3:3 – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. O nascer de novo refere-se ao batismo, e sem este “nascer de novo” é impossível que alguém entre no reino.

Este novo nascimento é da água e do espírito.

João 3:4: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O “nascer de novo” nada mais é do que entrar para uma nova vida, ser novamente gerado, agora, porém, não mais da carne e do sangue, mas da água e do espírito, e nessa ocasião do novo nascimento temos que receber o nome de nosso Pai espiritual que nos gerou, porque se temos o nome de família de nosso pai terreno, devemos também ter o nome da família de nosso Pai espiritual que nos dá a vida eterna (Efésios 3:14 e 15).

Aquele que nos dá a vida eterna e também o Espírito Santo é JESUS CRISTO, por isso devemos receber o Seu nome no batismo, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), e temos a Vida Eterna por Ele.

JESUS – é o nome do único Deus revelado ao mundo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5:20). Este é o grande Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. (Tito 2:13).

Por isto é que os discípulos e apóstolos batizavam invocando este nome – JESUS – conforme vemos em:

Atos 2:38:E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Atos 4:11: Ele (JESUS) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.

Note que quem disse isso foi o apóstolo Pedro, portanto, a pessoa que crê que Deus colocou Pedro como a “Pedra” sobre a qual construiu Sua Igreja está enganada, porque, como está registrado na BIBLIA, e foi confessado pelo próprio Pedro, a verdade é que a Igreja está fundamentada na PEDRA VERDADEIRA QUE É JESUS CRISTO.

Atos 4:12: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME HÁ dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Atos 8:12: Mas, como cressem em Felipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.

Atos 9:14: E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Atos 9:16: E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

Atos 10:43: A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem RECEBERÃO O PERDÃO DOS PECADOS PELO SEU NOME.

Atos 10:48: E mandou que fossem batizados EM NOME DO SENHOR.

Atos 15:17: Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais O MEU NOME é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas.

Atos 19:5: E os que ouviram foram BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.

Atos 22:16: E AGORA PORQUE TE DETENS? LEVANTA-TE, E BATIZA-TE, E LAVA OS TEUS PECADOS, INVOCANDO O NOME DO SENHOR.”

Saiba que quando somos batizados, nossos pecados são esquecidos por Deus e nos tornamos uma nova criatura, sem pecados, pois acabamos de nascer novamente, e daí em diante passamos a viver Jesus Cristo em nossas vidas, deixando todo o pecado, mentiras, erros e maldades para trás e passamos a glorificar a de Deus em nosso corpo.

Marcos 16:15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

João 3:18: Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

JESUS é o nome de Deus revelado ao mundo cumprindo a promessa feita por Ele pelo profeta Isaias:

Isaias 52:6: Portanto o meu povo saberá o meu nome, por esta causa, naquele dia; porque eu mesmo sou o que digo: Eis-me aqui.

Se até aquele tempo do profeta Isaias o povo não sabia o nome de Deus, então aqueles nomes ou títulos que todos conhecem, como por exemplo: Javé, Jeová e outros, não eram o nome de Deus, porque se fossem, Ele não precisaria usar da boca do profeta para profetizar que um dia o povo dEle conheceria o Seu nome.

Pelas Escrituras vemos que Ele é também o alicerce de nossa salvação, de nossa construção espiritual de fé em fé.

Considere que o Senhor Jesus disse para que fossemos batizados no nome (singular), e não nos nomes (plural) isto é, devemos invocar o único nome, do único e verdadeiro Deus revelado ao mundo para nos tornarmos filhos adotivos de Deus, e coerdeiros de Cristo (Romanos 8:17).

João 5:43: Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. (com essas palavras o Senhor Jesus profetizou a vinda de todos os anticristos).

João 1:11 e 12: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;

João 17:6: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

João 17:26: E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

Veja estes ensinamentos que comprovam que somente em Jesus Cristo existe salvação:

A remição de pecados é em nome do Senhor Jesus. (Lucas 24:47).

O nome de família é Jesus. (Efésios 3:15).

A noiva (Igreja), toma o nome do marido (Jesus). (Efésios 5:23).

Tudo o que fizermos por palavras ou ações devemos fazer em nome do Senhor Jesus. O batismo é ambos: palavra e ação. (Colossenses 3:17).

No batismo pela água imitamos a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. (Romanos 6:3 a 5).

A igreja está firmada na doutrina dos apóstolos (Efésios 2:20), portanto, se eles batizaram em nome de Jesus, nós devemos fazer o mesmo deixando de lado as doutrinas várias e estranhas que querem nos fazer desviar dos caminhos do Senhor.

Vemos que os batismos feitos de outra forma (aspersão ou efusão), invocando outros nomes ou títulos (Pai, Filho e Espírito Santo), não cumprem o que foi ordenado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, porque nesses casos não foi invocado o nome do Pai de família, que é sobre todos os nomes, por isso não são válidos para a salvação.

No entanto, enquanto as pessoas que foram batizadas dessas formas divergentes da ensinada e mandada por Deus estiverem sem conhecimento, não serão nunca condenadas por Deus, porém, a partir do momento que conhecerem a Verdade são devedoras para cumpri-la, porque Deus não toma em conta os tempos da ignorância, o período que não conhecíamos a sua vontade. (Atos 17:30).

Por isso você deve tomar hoje, agora, uma decisão que vai mudar a sua vida e a de sua família, porque a promessa é para muitos. Todos os que amam a Deus e querem ter vida eterna devem nascer de novo da água e do espírito, lavar os pecados e receber o nome de nosso Pai espiritual que é JESUS, recebendo dEle, gratuitamente, a vida eterna. Amém.

Λ & Ω