Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

O DIABO NUNCA FOI ANJO DE LUZ

Existe hoje a crença mundialmente difundida de que o diabo era um anjo de Deus, e que por querer ser igual a Deus veio a “cair”, e que lá no céu ele era o regente do coro celestial, ou ocupava lugar de destaque. Porém, em nenhum lugar da Bíblia Sagrada nós vemos tais coisas, mas sim o contrário: que o diabo foi feito assim desde o princípio; que ele é mentiroso e pai da mentira; que os anjos são seres espirituais e não podem ser tentados porque não têm desejos carnais; que os anjos estão no céu, onde não entra pecado, sendo impossível que a tentação possa atingi-los; e ainda, para começarmos nosso estudo, perguntamos: como poderia um anjo pecar sem ser tentado, e se um anjo foi tentado, quem o teria tentado? Além disso, vemos que o pecado estava no mundo, e não no céu, e o pecado veio por um homem, e não por um anjo: Romanos 5:12: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.

Então, se um anjo tivesse pecado, o que na verdade é impossível, todos os anjos também pecaram? Isso é um completo absurdo, blasfêmia. Façamos a leitura de João 8:44 combinando com 1 João 3:8: João 8:44: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. 1 João 3:8: Quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Ora, se o SENHOR JESUS diz que o diabo é homicida desde o princípio, e peca desde o princípio, e que quando fala mentira fala do que lhe é próprio, quer dizer que isto acontece desde sua criação, porque este “princípio” logicamente refere-se à criação, e vemos que Cristo se manifestou na Terra, onde o diabo estava fazendo suas obras. Gênesis 3:1: Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. Gênesis 3: 13: E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 2 Coríntios 11:3: Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, … A consequência da desobediência foi a morte: Gênesis 3:19: No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. A serpente que tentou Eva é o próprio diabo, como está descrito no livro de Apocalipse. Apocalipse 12:9: E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; … Apocalipse 20:2: Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, … Então, se a “antiga serpente” é o próprio Diabo e Satanás, temos que Eva não foi tentada por um réptil, ou por um anjo, mas sim pelo próprio Diabo, pois está escrito que o Diabo é o tentador, o pai da mentira e nele não há verdade porque nunca se firmou nela, e ele mente desde o princípio porque foi criado dessa forma. Veja que o diabo tomou a forma de uma serpente, que era a mais astuta das alimárias do campo.

Por interpretação, podemos entender que a criação do diabo foi depois da criação da LUZ, porque esta foi a primeira criação de Deus, e tendo Deus feito a Luz, fez divisão entre Luz e as trevas (Gênesis 1:3 e 4). Quanto ao anjo que queria ser igual a Deus do qual nos fala o profeta Ezequiel, capítulo 28, versículos 2 a 19, vemos que ali se refere a Adão, porque ele era perfeito desde que foi criado até que se achou pecado nele. Adão era o “querubim protetor” do Jardim do Éden (comparar Gênesis 1:28 e com Ezequiel 28:13 e 14), e o seu pecado foi querer ser igual a Deus (Comparar Gênesis 3:4 e 5 com Ezequiel 28:15 a 19), por isso pecou conforme relata ainda Isaías 14:12 a 14, ficando bem claro nesta passagem bíblica que se trata de um homem. (veja em Isaías 14:16 que diz: … Este é o varão…). Vejamos a sequência da criação e da queda do homem. Ezequiel 28:2 a 19: (Transcreveremos alguns versículos). 2: Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro; Assim diz o Senhor Jeová: Visto como se eleva o teu coração e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares (sendo tu homem, e não Deus), e estimas o teu coração como se fora o coração de Deus; 3: Eis que mais sábio és do que Daniel: não há segredo algum que se possa esconder de ti. 4: Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste o teu poder, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

8: À cova te farão descer, e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares. 9: Dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa. 12: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13: Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado estavam preparados. 14: Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15: Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. 16: Na multidão do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. 17: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Vemos por esses versículos que Deus falou de Adão, que era o homem que guardava o jardim do Éden, e que por pecar Deus o lançou fora. Vamos confirmar: Gênesis 2:15: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar.

Veja que ele foi UNGIDO (Ezequiel 28:14 e 16) para lavrar e guardar, e não para ser “regente de coro celestial”, e somente pode ser ungido quem é humano, porque um anjo jamais poderia receber a unção de Deus porque já é anjo, espírito, e não carne. Ser ungido por Deus é receber do Seu Espírito Santo, e um anjo já o tem porque já é mensageiro. Somente o ser humano pode e deve receber o Espírito Santo de Deus porque esse é o selo da promessa (Efésios 1:13). Existem outros tipos de unção, mas a mais importante e necessária é a do Espírito Santo em nossas vidas, a qual nos torna Templo de Deus. Cristo foi ungido, como Ele mesmo diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”. (Lucas 4:14 a 20). Quanto à queda do homem, vemos ainda:

Isaías 14:12: Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13: E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. 14: Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15: E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. 16: Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, que fazia tremer os reinos?

Está claro que a “estrela da manhã” não estava junto de Deus, porque pecou desejando “subir aos céus, acima das estrelas de Deus”, e desejava ser “semelhante ao altíssimo”, por isso que quando lemos que ele “caiu do céu”, devemos entender como a própria Palavra nos mostra, que ele foi lançado por terra, foi derrotado pelo inimigo, Satanás. Se a Palavra se referisse ao diabo nesses versículos, então como se explica que ele deseja subir ao céu se já estaria lá, desobedecendo a Deus e arrebanhando outros anjos para estar ao lado dele? Vê como é enganosa essa interpretação?

Vemos também que está escrito no mesmo livro de Ezequiel 28:3 que aquele de quem Deus falava era mais sábio do que Daniel. Ora, o rei Nabucodonosor teve um sonho, e tendo chamado os magos, os astrólogos, os encantadores e os caldeus (servos do diabo), ninguém pôde revelar o sonho ou seu significado, Mas Daniel, tendo sido convocado, não só revelou qual era o sonho, como deu a interpretação. (Daniel 2:1 a 49). Pois bem, se o diabo era mesmo aquele de quem Deus falava no livro de Ezequiel, por que então seus servos (os magos, astrólogos e encantadores) não puderam revelar o sonho e a sua interpretação, mas Daniel, servo do Deus vivo o fez? Evidentemente Deus não falava do diabo naquela passagem bíblica, mas de outro, um homem que guardava o Jardim do Éden – Adão. Deus falava de um que era mais sábio que Daniel, e que não havia segredo algum que se pudesse esconder dele (Ezequiel 28:3). O profeta Isaías revela que Deus fez o diabo.

Isaías 45:7: Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 54:16: Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. E não poderia ter sido de outra forma porque foi Deus que criou tudo como vemos em Efésios 3:9, e, quando em Gênesis vemos a criação da Terra, das estrelas, dos planetas, dos animais e dos homens, não lemos a criação dos anjos, querubins, serafins, arcanjos e todo o exército celestial. Isto se dá porque tudo aquilo já estava criado porque as coisas espirituais foram criadas primeiro do que as materiais (Salmos 8:5; Hebreus 2:5 a 7). Vemos ainda pelas escrituras sagradas:

  • Espírito não tem carne: Lucas 24:39: Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
  • A tentação vem apenas pela carne: 1 Coríntios 10:13: Não veio sobre vós tentação, senão humana…
  • A pessoa engana a si mesma: Tiago 1:14: Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
  • O homem é menor do que os anjos: Salmos 8:5: Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
  • O espírito e a carne estão em luta: Gálatas 5:17: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
  • Carne e espírito têm finais distintos: Romanos 8:6: Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Ora, se é assim, e se fosse verdade que o diabo era um anjo, portanto um espírito, jamais poderia ser tentado porque a tentação vem somente pela carne, e, além disso, quem o teria tentado tinha que ser maior do que ele, ou seja, teria que ser maior do que um anjo. A consequência desse ensinamento leva a pessoa a acreditar que o diabo era um anjo, uma conclusão absurda e mentirosa de que nós, mesmo depois de vencermos todas as lutas aqui na terra, protegidos pelo Senhor Jesus Cristo, ainda correríamos o risco de sermos tentados e pecarmos mesmo depois de salvos, porque se aconteceu isto no céu com um anjo, que é maior do que o homem, conosco também poderia acontecer, o que é uma mentira, uma blasfêmia, porque a promessa da salvação é que ela é eterna e ninguém a tomará de nós (Apocalipse 21:1 a 8).
  • Além disso, se a tentação vem somente para a carne, e se um espírito não tem os desejos carnais, como um anjo, ou qualquer outro ser celestial poderia ser tentado e ter desejos carnais, porque “inveja”, “soberba” e outros pecados são somente da carne? Evidentemente isto não ocorreu e jamais ocorrerá. Essa doutrina de que o diabo era um anjo é mentirosa, diabólica e faz com que as pessoas percam a confiança em Deus para perderem a sua fé, deixarem de confiar no sacrifício de Cristo. Não podemos nos deixar confundir com a palavra “anjo” que é uma transliteração do latim e quer dizer “mensageiro”, desta forma, ela é usada às vezes para falar de homens, como por exemplo em Malaquias 2:6 e 7; Hebreus 13:2; 1 Coríntios 6:3; 2 Pedro 2:4; Judas 6; Apocalipse 1:20; 2:1; 2:8; 2:12; 2:18; 3:1; 3:7; e 3:14. Desta forma, e com base bíblica, podemos ter certeza de que Deus fez todas as coisas, inclusive o próprio diabo, da forma como elas são, e para determinado fim, sendo que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus.
  • (Romanos 8:28). Rogo para que Deus possa lhe dar mais sabedoria para compreender todas as Suas palavras, e possas ser uma luz a iluminar o caminho de muitos outros que também querem, como nós, servir a um Deus vivo – JESUS CRISTO. AMÉM. Que você não se encontre lutando contra o criador, porque diz a escritura sagrada em Isaías 45:9: “Ai daquele que contende com o seu Criador!” Finalmente, podemos então arrematar dizendo com base bíblica que o diabo foi criado assim mesmo, e nunca foi anjo de luz ou regente de coro celestial; que os anjos não podem ser tentados; que o querubim protetor do jardim do Éden era Adão. Além destas, podemos ainda confirmar e provar o poder e o amor de Deus para conosco. O céu é um lugar seguro onde o tentador não tem entrada, e quem lá for morar terá eterna e gloriosa paz, amém.
  • Que Deus nos abençoe. Λ & Ω