Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

O LAVA-PÉS

Conforme podemos ver no Evangelho de João 13:1 a 20, o Senhor Jesus Cristo, terminada a ceia, levantou-se e lavou os pés aos discípulos, mandando que assim também fizessem uns aos outros. Este mandamento não tem sido entendido por muitos servos de Deus, e pela falta de entendimento deixam de praticar o lava-pés, e, consequentemente, deixam de ser abençoados conforme veremos.

Ao contrário do que alguém poderia entender, o ato do lava-pés é um mandamento do Senhor, e não um simples exemplo de humildade. Primeiramente temos que levar em conta que o Senhor Jesus Cristo e os discípulos estavam comemorando a Páscoa, quando também foi instituída a Ceia, tudo em casa de estranhos, porque o Senhor mandou a dois discípulos perguntarem ao pai de família, onde era o aposento em que o Mestre comeria a Páscoa com seus discípulos, e foi-lhes mostrado um grande cenáculo mobiliado.

Esse detalhe é importante porque alguns acreditam que o ato de lavar os pés seria o costume de se lavar os pés dos visitantes, por causa dos caminhos empoeirados, mas, se fosse esse o caso, quem deveria lavar os pés dos visitantes seria o dono da casa, e não o Senhor Jesus de seus discípulos, pois que todos eles eram visitantes naquela casa. Em segundo lugar, vemos que só o Senhor lavou os pés dos discípulos, e estes não lavaram os pés Dele, sendo que todos haviam caminhado a mesma jornada porque todos estavam juntos, à exceção dos dois discípulos que foram na frente preparar a Páscoa.

Então, se todos estavam caminhando juntos não haveria necessidade do Senhor lavar os pés de ninguém, porque além de não estarem na casa de nenhum deles, todos estavam na mesma condição. Vemos ainda que o Senhor Jesus mandava fugir da tradição dos escribas e fariseus, e certa feita quando alguém cobrou dEle que seus discípulos comiam sem lavar as mãos, que era também uma tradição, ensinou que nada que entra pela boca pode contaminar o corpo, mas sim o que sai da boca, demonstrando que temos que olhar as coisas espirituais e não as materiais (Mateus 15:1 a 20).

O Senhor Jesus Cristo nunca ensinou alguma coisa material, mas tudo sempre teve sentido espiritual que servem para a salvação da pessoa, e não para simples aparência, porque a aparência desta vida passa, mas as palavras do Senhor não passarão (Mateus 24:35). Durante a execução do lava-pés o Senhor Jesus, chegando a Pedro, foi por este impedido de proceder para com ele conforme fizera com os outros, tendo este apóstolo dito que jamais deixaria que o Senhor lhe lavasse os pés, ao que foi respondido pelo Senhor que: “Se eu te não lavar, não tens parte comigo”. (João 13:8).

Seria uma simples tradição ou um simples ensinamento de humildade que o Senhor Jesus estava demonstrando, e chegaria a ponto de condenar à perdição eterna aquele que não aceitasse ser lavado por Ele? Obviamente que não. Naquele memorável dia foi ensinado que, “aquele que está lavado não necessita levar senão os pés, isto é, aqueles que receberam o batismo devem, ainda, participar da Ceia e da lavagem dos pés após a Ceia, e vemos que Cristo disse que Pedro não sabia o que Ele fazia, mas saberia depois, e mostrou que se Ele, Senhor e Mestre, nos lavou os pés, muito mais nós devemos nos humilhar e lavar os pés uns dos outros, porque o discípulo não é maior do que o Mestre, nem o que é ensinado é maior do que aquele que o ensina (João 13: 16).

Quem somos nós para não fazermos conforme o Mestre fez e ensinou, tendo expressamente ordenado que fizéssemos igual? Note a profundidade e importância do lava-pés. Caso você não participe dele pode perder a vida eterna porque se recusa a ser humilde como o Senhor Jesus. Veja a grandiosa revelação que o Senhor nos fez a respeito do lava-pés, porque quando Pedro disse: “não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”, o Senhor disse: “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo”. E acrescentou: “Ora, vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia Ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos”. (João 13:9 a 11).

Portanto, o Senhor Jesus não estava se referindo à limpeza do corpo, mas à limpeza espiritual, mesmo porque aquele ato de lavar os pés foi praticado após a ceia, e não na chegada ao local de realização dela. Pedro, entendendo a importância de participar daquele ato, disse ao Senhor que lhe lavasse também as mãos e a cabeça, sendo ensinado por Cristo que não havia tal necessidade porque todos já estavam limpos. João 15:3: Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Esta limpeza, evidentemente, é a espiritual e não a material, se assemelhando ao batismo, por isso disse também o Senhor Jesus que nem todos estavam limpos. Sendo assim, devemos participar do lava-pés instituído pelo Senhor para que possamos ter a bem-aventurança que Ele prometeu a todos que assim fizessem: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes”. (João 13:17).

Note ainda, por ser muito importante, que quem é abençoado é quem tem os pés lavados, e não quem os lava, em clara demonstração que a bênção e a promessa vêm para aquele que deixa lavar os seus pés, enquanto que a condenação é para os que não permitem: “se eu te não lavar não tens parte comigo”. O mandamento é tão profundo e sua prática necessária, que o Senhor Jesus proíbe que a Igreja ajude até às viúvas que “não tenham lavado os pés dos santos”. (1 Timóteo 5:10).

Assim, participe você também do lava-pés ordenado pelo Senhor Jesus Cristo, o qual se assemelha a um verdadeiro batismo porque pode confirmar a salvação, ou até mesmo levar à condenação daqueles que não o praticam. Que o Senhor Jesus Cristo te ilumine e te abençoe para participar deste mandamento glorioso.

Amém. Α & Ω