Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

O VERBO CRIADOR É O UNIGÊNITO DE DEUS

Aquela primeira criação de Deus, a LUZ, foi chamada “Verbo de Deus” (João 1:1)porque é a voz, a Palavra de Deus, e este Verbo de Deus veio ao mundo tomando forma humana, por isso diz a Palavra em: “Hebreus 10:5: Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, antes corpo me preparaste.”

É importante entender que Cristo não é Deus, mas Filho de Deus.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e é o unigênito do Pai, o que significa que Ele é Filho único de Deus. Não existe um Deus-Filho como muitos pensam. Não existe filho eterno, um filho que nunca nasceu e que tivesse sempre sido filho mesmo sem ter nascido, porque para que exista filho é necessário que ele venha pelo nascimento, de onde se entende que o Filho não é Deus-Filho eterno, mas criatura de Deus, Filho de Deus.

Veja que Cristo foi gerado, como Deus nos mostra na Palavra:

Salmos 2:7: Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.

Atos 13:33: Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.

Hebreus 1:5: Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

Hebreus 5:5: Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.

Hebreus 5:8: Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.


No livro de Apocalipse está também revelado que este homem, nascido de mulher e que fora, antes, a primeira criação de Deus, se chama “A Palavra de Deus”, ou, o “Verbo” e “Fiel e Verdadeiro”.

Apocalipse 19:11: E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça;

12: e os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

Quando vemos que o Verbo se fez carne, fica então muito claro que aquela primeira criação de Deus veio em corpo físico, e sendo humano foi em tudo tentado, mas sem pecado, por isso tem poder para nos resgatar porque pagou o preço pelos nossos pecados dando a Sua vida, pois o castigo que era para nós Ele recebeu sobre si, e se tornou o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (João 1:36 e Apocalipse 21:23).

Este é o “Verbo de Deus”, a “Palavra de Deus”, é o “Fiel”, o “Verdadeiro”, o “Rei dos Reis”, o “Senhor dos Senhores”, “Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque”, o “Maravilhoso”, o “Conselheiro”, o “Deus Forte”, “Pai da eternidade” o “Príncipe da Paz”, porque Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo.

Ele é o Príncipe da Paz porque é o primeiro, o primogênito de toda a criação, e merece toda a honra, toda a glória, todo poder e todo o louvor. Aleluia, graças a Deus pela vida e salvação.

Lucas 1:31: Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;

João 6:57 – Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

João 8:18 – Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Deus enviou o Seu Filho porque Ele estava com Deus desde a fundação do mundo, porque era a Luz, o Verbo, e Cristo veio do Pai (João 16:28) e voltou para o Pai, por isso Ele é o último Adão, o qual não tem a mesma fraqueza do primeiro Adão e venceu satanás, porque Cristo é celestial, assim como todos os que O aceitam como salvador.

João 3:13 – Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Efésios 4:10 – Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

Este Verbo se fez carne e habitou entre nós, e é o unigênito do Pai, o que significa que Ele é Filho único de Deus. Não existe um Deus-Filho, mas sim o Filho de Deus. Cristo foi gerado e nascido de mulher. (Mateus 16:16; Marcos 1:11 e 14:61; João 6:69; Atos 9:20; 1 Coríntios 1:9 e 3:23). 

Que o VERBO DE DEUS – JESUS CRISTO – esteja em tua vida, em tua casa e em toda a tua família.

Λ & Ω