Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

O VÉU PARA AS MULHERES

O apóstolo Paulo ensinou à Igreja em sua primeira carta dirigida aos Coríntios, que a mulher cristã deve colocar o véu quando for orar ou profetizar, porém muitos não entendem este mandamento e assim deixam de cumpri-lo, causando prejuízos e desonra.

Tendo em conta que o(a) leitor(a) já tenha examinado a referida carta, especialmente o ensino sobre o uso do véu (1 Coríntios 11:1 a 16), recomendamos que acompanhe este breve exame da Palavra de Deus com a sua Bíblia em mãos, conferindo cada versículo.

Toda a dúvida existente nos corações dos irmãos reside em apenas um versículo daquele livro, mais precisamente o versículo abaixo:

1 Coríntios 11:15: Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.

Porém, os versículos 1 ao 14 daquele capítulo relatam que a mulher deve ter sobre sua cabeça um sinal. Por aquele ensinamento vemos que esse sinal não nasce com ela, mas que deve ser colocado pela mulher apenas em duas ocasiões específicas, ou seja, quando ela for orar ou profetizar, porque é uma escolha dela, e não é proibido que ela permaneça com o véu durante um culto ou oração feita por outras pessoas, e nem que fique sem o véu quando não estiver orando ou profetizando.

Se o cabelo fosse o véu como entendem alguns, então não seria necessário que a mulher o usasse somente nessas duas ocasiões especiais – orar ou profetizar – porque ela o teria sempre consigo. E, ainda, o homem também teria véu porque o homem também tem cabelo.

Quem entende que o cabelo é véu então tem que explicar como que a mulher poderá pôr e tirar o cabelo somente quando for orar ou profetizar, porque é isso que claramente ensina a Palavra de Deus.

Note também, por ser importante, que a mulher nunca foi sacerdotisa, e pela Lei ela sequer podia adentrar o Templo no qual havia um local especialmente reservado para elas do lado de fora, conhecido como o “átrio das mulheres”.

A mulher também não podia interceder, mas somente os homens da tribo de Levi é que recebiam o sacerdócio. Com a vinda das “Boas Novas” o Senhor Jesus autoriza à mulher que compareça em Sua santa presença em oração, ou que seja usada pelo Espírito Santo para profetizar, porém, nestas duas ocasiões Ele exige que ela tenha sobre a sua cabeça o sinal.

1 Coríntios 11:10: Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

Este sinal está bem explicado quando nos é ensinado que Deus é o cabeça de Cristo, sendo Cristo o cabeça do Homem e o homem o cabeça da mulher (1 Coríntios 11:3), por isso o homem não pode cobrir a sua cabeça quando for orar ou profetizar, ou seja, não pode ter nada sobre a sua cabeça porque ele ficaria desonrado perante o Senhor.

1 Coríntios 11:4: Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.

O homem é imagem e glória de Deus, e a mulher é a glória do homem, por isso existe diferença na presença de Deus entre o homem e a mulher, pois esta foi criada por causa daquele, mas todos vieram de Deus (1 Coríntios 11:7 a 9).

O versículo 6 é especialmente esclarecedor no ensino do uso do véu pelas mulheres quando forem orar ou profetizar;

1 Coríntios 11:6: Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

Veja que à mulher, ao contrário do homem, é ordenado que ponha o véu quando for orar ou profetizar, o que nos leva à conclusão de que a mulher tem a liberdade de escolher estar ou não com o véu. E, escolhendo servir a Deus, ela deve colocar o véu todas as vezes em que for orar ou profetizar conforme ensina o Espírito Santo.

A confusão que alguns fazem acabam trazendo prejuízos e prejudicam a fé das filhas de Deus, porque tais ensinamentos não têm sentido e nem base bíblica, porque está bem claro o ensinamento sobre o uso do véu, e também o versículo quinze não pode ser lido solitariamente porque está no contexto dos anteriores.

Pela leitura dos versículos 13 e 14 vemos que o uso do véu é ensinado pela própria natureza humana, ou seja, a mulher tem humana e naturalmente o cabelo crescido, enquanto que o homem tem o cabelo curto, e esta forma de ser, materialmente falando, é honroso para a mulher e para o homem viverem assim.

Então, explica o apóstolo guiado pelo Espírito Santo, que se a própria natureza humana nos ensina tais diferenças, muito mais devemos ser fiéis e obedecer a Deus que exige que a mulher coloque o véu quando for orar ou profetizar, senão ela estaria em desonra na Sua presença.

Veja que a natureza ensina que é honroso ao homem ter cabelo curto, e à mulher ter o cabelo crescido porque este, sendo crescido na mulher, se assemelha ao véu, porém, não é véu, porque se assim fosse o homem também poderia ter véu deixando o cabelo crescer, e, por outro lado, não seria necessário mandar que a mulher o colocasse somente naquelas duas ocasiões especiais de oração e profecia.

Mas a honra que é ensinada nos versículos 14 e 15 é meramente humana, enquanto que a honra espiritual é o uso do véu pelas mulheres quando forem orar ou profetizar, e a cabeça descoberta para os homens quando praticarem os mesmos atos.

Comparecendo perante Deus uma mulher totalmente sem cabelos, estará honrada se colocar o véu, independentemente do que possam pensar os homens.

Nunca nos esqueçamos de que Deus é quem fala conosco pela Sua Palavra, e Ele nos faz recordar:

1 Coríntios 14:37 – Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

Atos 20:27 – Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

Enfim, o Espírito Santo nos ensina que a mulher deve cobrir sua cabeça com véu todas as vezes que for orar ou profetizar, pois senão estará desonrada, e o homem não pode cobrir a cabeça na presença de Deus.

Efésios 2:20: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Atos 2:42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

A Igreja do Senhor Jesus Cristo está edificada sobre a doutrina dos apóstolos, tendo eles colocado como Pedra Fundamental o Senhor Jesus Cristo, por isso quem desobedece aos mandamentos do Novo Testamento no sangue do Cordeiro de Deus estará desobedecendo a Ele e a Deus.

Não temos o costume de ser contenciosos, nem as igrejas de Deus, porque cada um dará conta de si mesmo no último dia, e os que são verdadeiramente convertidos entendem e cumprem com amor e alegria a vontade de Deus, e são por Ele abençoados. Amém.

Finalmente, peço a você amigo(a) leitor(a), irmão, irmã em Cristo Jesus, que viva sempre intensamente o verdadeiro amor cristão, para um dia nos encontrarmos com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nas mansões celestiais, onde O veremos como Ele é, conforme Sua Promessa.

Λ & Ω