Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

OS FILHOS ADOTIVOS DE DEUS

É voz corrente entre as pessoas que “Deus é Pai”, e isso é verdade, porém, nem todos são filhos de Deus, apenas aqueles que fazem a Sua vontade e recebem o Seu nome, entrando assim para a família de Deus.

O ser humano quando nasce recebe o nome de sua família terrena, geralmente o da família de seu pai, passando a pertencer a uma família física, carnal, e assim vive toda a sua vida com aquele nome de família, a não ser que seja adotado por outra família, quando então passa a ser filho adotivo desta nova família recebendo um novo nome de família, porém, com direitos iguais aos demais membros naturais da nova família.

Espiritualmente também ocorre da mesma forma.

Muitas pessoas, em determinado momento de suas vidas, tomam a decisão de servir a Deus, e para isso devem entrar para Sua família espiritual e receber o nome dEle, que passa a ser seu Pai espiritual, e todos que assim agem se tornam filhos adotivos de Deus.

Existe um só Deus verdadeiro e somente Ele é que pode salvar, portanto, somente a família dEle é que vai estar com Ele no paraíso, (ou céu, ou salvação), então é muito importante que não erremos ao entrar para a Sua família, porque, caso contrário, não nos tornaríamos filhos adotivos e, por consequência, não receberíamos a herança de salvação reservada somente aos filhos.

Ao fazer a escolha e aceitarmos a Jesus como único e suficiente salvador nós nascemos de novo pelo batismo nas águas, o que confirma nossa decisão, e devemos fazê-lo de forma clara e não deixar dúvidas quanto à escolha feita. A aceitação de Deus em nossas vidas importa reconhecermos o sacrifício de Cristo em nosso favor, por isso o batismo deve ser com a invocação do nome de família – Jesus Cristo.

Sendo batizados da forma bíblica ensinada pelo Senhor Jesus Cristo e praticada pelos apóstolos, nossos pecados são apagados porque o preço por eles foi pago pelo sangue de Cristo derramado na sua crucificação, e agora, limpos e purificados – condição essencial – estamos prontos para que o Espírito Santo faça morada em nós porque Ele não habita no pecado, e assim Deus será nosso pai, e Cristo nosso salvador, irmão e Senhor, sendo Ele a imagem de Deus de tal forma que quem vê a Cristo, vê Deus.

Nasce então a certeza da salvação porque nos tornamos filhos adotivos de Deus, e coerdeiros com Cristo recebendo a herança de vida eterna ao lado do Salvador, o qual é o unigênito de Deus e a quem unicamente pertencia a herança, mas agora, pela aceitação do sacrifício de Cristo e pela invocação de Seu nome, todos temos oportunidade e condições reais de também a recebermos. Todas estas promessas estão registradas nas Escrituras Sagradas.

Mateus 25:34: Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Para alguém receber uma herança tem que pertencer à família, ser herdeiro de quem deixou a herança. Sabemos que Deus tem somente um filho, Jesus Cristo, portanto, somente Ele tem direito à herança do Pai, mas pelo Seu sacrifício temos entrada na família de Deus pela invocação de Seu nome, nos tornando filhos adotivos de Deus e coerdeiros com Cristo.

Marcos 10:17: E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Muitos fazem essa pergunta, e a resposta é simples: aceite a Jesus como teu salvador e terás a herança, a vida eterna com Cristo.

Romanos 8:15: Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Abba, Pai.

Pois bem, agora já sabemos que existe uma herança também para os que são filhos adotivos de Deus, e sabemos que podemos nos tornar tais filhos adotivos porque conhecemos a forma de como nos tornar filhos adotivos de Deus, a qual é pelo batismo em nome de Jesus, porém, falta ainda conhecermos onde estão registradas todas essas promessas, as quais, na verdade, estão bem claras no Novo Testamento.

Gálatas 4:7: Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Romanos 8:14: Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. (Para sermos guiados pelo Espírito de Deus – Espírito Santo – é preciso passar pelo batismo, que deve ser feito em nome do Senhor Jesus Cristo).

Romanos 8:16: O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17: E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Romanos 8: 23: E não só ela (toda a criação), mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

Sendo filhos adotivos de Deus devemos permanecer no Seu santo Caminho para que, ao final, recebamos a incorruptível coroa, por isso a revelação que esperamos vem dessa forma, com gemidos, por causa das lutas e do pecado que assola o mundo.

Estes são alguns dos versículos que demonstram a veracidade da promessa do Pai a todos aqueles que se tornam filhos adotivos de Deus, os quais certamente receberam o Espírito Santo e por Ele são guiados, ou seja, fazem sempre a vontade de Deus fugindo da vontade da carne, e deixando-a em segundo plano.

Hebreus 9:15: E por isso é Mediador dum novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

16: Porque onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.

Para recebermos a herança que era somente de Cristo precisamos ter a certeza de que Ele é realmente o único herdeiro.

Hebreus 1:1: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

2: A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Efésios 3:14 e 15: Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.

Mateus 23:9: E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

Vemos que recebendo o nome de Deus pelo batismo entramos para a Sua família espiritual e nos tornamos Seus filhos adotivos, com a promessa de sermos coerdeiros com Cristo, recebendo as promessas de salvação e de vida eterna por um novo testamento no Seu sangue. O testamento só tem valor após a morte do testador, e Cristo não só morreu como venceu a morte, tendo feito tudo para nossa salvação.

A vitória será morar nas mansões celestiais na nova Jerusalém que desce do céu ataviada como noiva, onde não haverá mais choro, ranger de dentes, morte, tristeza, separações ou tribulações, onde não há mar, sol e nem noite, onde a Luz de Deus é que brilhará e iluminará a todos, onde Cristo reinará eternamente e nós com Ele.

A fórmula é simples, pois conhecendo que o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é JESUS, sabendo que este é o nome de família, sabendo ainda que é necessário nascer da água e do espírito para pertencermos a Deus, resta apenas batizar e lavar os pecados no nome do Senhor. Confirme os versículos já transcritos nos tópicos: “O Batismo” e “Um Só Deus”. Aceite este chamado de Deus e entre para a Sua família.

Λ & Ω