Examinando as
Escrituras

Examinando as
Escrituras

UM SÓ DEUS

A Bíblia Sagrada nos ensina que existe um único e Todo-Poderoso Deus, por isso temos que conhecer este único Deus para fazermos a Sua vontade, para que Suas promessas se cumpram em nossas vidas. Este fato está revelado claramente nas escrituras, por onde aprendemos sobre a existência deste único e Todo-Poderoso Deus:

Efésios 4:6: Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

1 Coríntios 8:6: Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.

Isaias 44:8: Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

Tiago 2:19: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.

Em dezenas de outros versículos da bíblia podemos confirmar que existe um único e Todo-Poderoso Deus, e, como é impossível que Deus minta (Tito 1:2) sabemos com certeza que não existe outro Deus.

Este único Deus teve um único Filho, que recebeu o nome “JESUS”, e este foi o Cristo, ou seja, o ungido, porque Ele recebeu a unção do Pai,

Cristo é o unigênito de Deus: João 1:14: “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”, e também foi o primeiro filho (primogênito) de sua mãe, Maria: (Mateus 1:24 e 25: E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus, porque ela teve outros filhos com seu esposo José: (Marcos 6:3: Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele“).

Não existem dois ou três deuses, e também a expressão”santíssima trindade” jamais foi escrita na Bíblia. Não existe um Deus em três pessoas porque há um só Deus, e sabemos que o Espírito Santo não é pessoa, assim como Deus também não é pessoa, mas somente Cristo é homem.

Sabemos, portanto, que existe um único Deus verdadeiro, e quanto à trindade, nada leva ao reconhecimento de sua existência, pois como vemos pela Palavra de Deus, existe um único Deus e pertencemos à família daqueles que assim creem, sabendo que Cristo não é Deus porque Ele próprio assim o disse. Cristo é homem, nascido de mulher, da tribo de Judá da qual nunca saiu um sacerdote, porém Ele, mudando a Lei pela mudança do sacerdócio, é sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque.

A doutrina da trindade é confusa, sem fundamento bíblico, e para que as pessoas não a questionem é ensinado que ela seria um mistério que Deus não revelou aos homens, porém, o que vemos é o contrário desse ensinamento, pois o apóstolo Paulo disse: Atos 20:20: “como não me esquivei de vos ensinar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa, (21) testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus”. E ele, ou qualquer apóstolo, nunca disse alguma palavra sobre trindade.

Por esses versículos vemos que só o que era útil para a salvação é que foi ensinado e pregado pelos apóstolos, os quais jamais ensinaram que existisse uma trindade, mas que o arrependimento e a fé devem ser dirigidos a Deus, o Pai, e a nosso Senhor Jesus Cristo. Também jamais foi escrito que a trindade exista ou que seja um mistério não revelado.

Acontecem muitas confusões quando alguém procura viver a doutrina da trindade, e acontecem várias contradições, como quando se examina, por essa doutrina, o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, onde se chega à conclusão de que o Espírito Santo gerou o Filho. Mateus 1:18: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

No entanto, em outro versículo vemos Deus, o Pai, declarando a paternidade do Filho. Mateus 3:17: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Para quem pensa que a doutrina da trindade é certa e vem de Deus, fica em confusão porque não entende que o Pai é o Espírito Santo, porque Deus é Espírito e é Santo, por isso que esses dois versículos apontados não se contradizem, mas confirmam a mesma verdade.

Pela doutrina da trindade, porém, a pessoa fica em dúvida sobre quem gerou Cristo, e não sabe dizer se foi Deus, o Pai, ou o Espírito Santo, além do que, essas expressões – Deus-Pai, Deus-Filho ou Deus-Espírito Santo não existem nas Sagradas Escrituras, e são ensinamentos errados de falsos doutores da lei, ensinamentos que trazem somente confusão não tendo valor algum para salvação, porque somente em Cristo é que podemos ser salvos.

Veja também a narrativa sobre a ressurreição de Cristo:

Gálatas 1:1: Paulo apóstolo não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos.” (Ver também I Coríntios 15:15).

Romanos 8:11: E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que em vós habita.

João 2:19: Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.

Para quem crê na doutrina da trindade não há uma resposta bíblica que revele, com clareza, quem ressuscitou a Cristo, porque por essa doutrina teria sido o Pai, como narrado em Gálatas 1:1, ou o Espírito Santo, como registrado em Romanos 8:11, ou, ainda, o próprio Filho como vimos em João 2:19.

Evidentemente não existe resposta bíblica na doutrina da trindade para esta questão, e tudo que for dito ou ensinado foge à verdade de Deus, portanto, a doutrina que ensina um deus trino é sem fundamento e anticristã, servindo apenas para desviar da verdade aqueles que a buscam.

Está claro nas escrituras sagradas que há um só Deus, e todos os cristãos entendem essa verdade. Todos da mesma forma sabem que Deus tem um único Filho, portanto, não há divisão quanto a essas verdades.

No entanto, é preciso que todos entendam também que o Espírito Santo é o próprio Deus, e não existe um Deus-Pai e um Deus-Espírito Santo, como claramente entendemos por muitos versículos bíblicos, dos quais destacamos os seguintes:

João 4:24: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

2 Coríntios 3:17: Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

João 1:18: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.

1 Pedro 1:16: Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Vemos que Deus é Espírito e é Santo, e que jamais foi visto por alguém, e nunca o será. Deus (sua imagem) foi revelado na pessoa de Seu Filho unigênito.

Colossenses 1:15: o qual (Cristo) é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

2 Coríntios 4:4: nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Hebreus 1:3: O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Cristo, filho de Deus, era um homem perfeito e necessitava fazer tudo exatamente como nós também precisamos fazer.

João 17:9: Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. (Cristo precisava orar).

Hebreus 5:8: Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. (Embora filho de Deus, por ser homem precisou aprender).

Marcos 13:32: Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. (Ainda que sendo Filho de Deus, Ele não sabia tudo, assim como qualquer homem).

Mateus 21:18: E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome;

Marcos 4:38: E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? (Tinha necessidades humanas, como qualquer pessoa).

Todas estas coisas provam que Cristo era homem, não era Deus e nem somente espírito, ficando definitivamente provadas estas condições de homem e salvador pela Sua morte redentora, como relatado: 

Gálatas 4:4: Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. (Cristo nasceu de uma mulher, como todos os seres humanos).

Assim, passando a conhecer melhor este único Deus, entendemos que o PAI é Espírito Santo, e o que o FILHO é homem, nascido de mulher, sendo em tudo obediente ao Pai e nos abrindo o caminho para a salvação, tendo vivido com toda a plenitude do Poder de Deus.

Colossenses 1:17 – E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

18 – E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

19 – Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

Colossenses 2:8 – Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

9 – Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

Essa plenitude do poder de Deus pode, também, ser alcançada por nós, como vemos na Palavra de Deus.

Efésios 3:19 – E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Ora, se há um único Deus e Ele tem um único Filho, sendo esse Deus o Espírito Santo, vamos explicar as passagens bíblicas narradas em Mateus 3:16 e 17, Marcos 1:10 e 11 e Lucas 3:21 e 22, onde os três evangelistas relatam a mesma cena na qual vemos:

– O Filho sendo batizado por João Batista;

– O Espírito vindo como pomba (não que fosse literalmente uma pomba, porque o Espírito Santo é invisível e ninguém jamais viu a Deus, por isso entendemos que João viu a glória de Deus vindo sobre Cristo, e pousando como uma pomba sobre Ele, isto é, com suavidade, elegância, e não de uma forma violenta), e;

– A voz do Pai que vinha do alto.

Este acontecimento não revela a trindade, mas a existência de um único e Todo-Poderoso Deus. No dia que Cristo foi batizado para cumprir as escrituras (Mateus 3:15), ficou demonstrado que Ele era homem, e que Deus é Espírito Santo, Todo-Poderoso, preenchendo céus e terra.

Cristo foi batizado por João Batista nas águas e também com o Espírito Santo, tornando-se o Templo de Deus, o primogênito em tudo, inclusive em receber o Espírito Santo, tendo assim o Pai anunciado o início do ministério de Seu Filho. Aleluia.

Colossenses 1:18: E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Pela doutrina da trindade muitas pessoas dizem que no dia do batismo de Cristo, que é o Filho de Deus, o Espírito Santo desceu sobre Ele e o Pai teria permanecido no Céu, porém, esse entendimento não é verdadeiro porque o próprio Jesus Cristo fala que o Pai é que está nele.

João 10:38: Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.

João 14:10: Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

11: Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

Deus é onipresente e está operando bençãos e maravilhas na vida de muitas pessoas ao mesmo tempo, fazendo tudo em Espírito – Espírito Santo. Então, não podemos pensar que Tendo João visto a glória de Deus descer sobre Cristo suavemente, que este mesmo Espírito Santo não estivesse em milhares de outros lugares, ao mesmo tempo, operando maravilhas e milagres. Há um só Deus, o qual é Espírito Santo.

Os atributos de Deus que nós podemos nomear, sabendo que existem infinitos atributos porque é de Deus que estamos falando, são: eternidade (atemporal), onipotência, onisciência, onipresença, imortalidade e Todo Poderoso. Deus, onipresente, estava no céu, mas também em Cristo, está em mim e também em todos os que O invocam e O amam.

2 Coríntios 5:19: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Colossenses 2:9: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.

Colossenses 1:19: Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

Cristo, homem, recebeu todo o poder de Deus, o Pai, e assim pode salvar os que invocam o Seu nome, porque somente neste nome há poder. 

Mateus 28:18: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Atos 4:12: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Cristo recebeu o Espírito Santo sem medida, por completo, como vemos em João 3:34 e 35: “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida. O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas Suas mãos.

Como vimos, não existe trindade, ou triunidade, ou o que quer que seja que as pessoas pensam conhecer. Não retire a glória de Deus, O Pai, e de Seu amado Filho Jesus Cristo. O Senhor Jesus te abençoe e te guarde, faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê salvação e paz. Amém.

Λ & Ω